A Valorlis faz a recolha seletiva, triagem, valorização e tratamento dos
resíduos sólidos urbanos dos 6 concelhos que compõem a Alta
Estremadura: Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós.
Numa visita à Valorlis, fiquei surpreendida com a quantidade de lixo que todos nós produzimos. É deveras urgente mudar mentalidades, consciencializar as pessoas para os seus atos, sensibilizar para o meio ambiente e para a sua preservação... Deixo-vos com algumas fotos...
Este é o pavilhão onde se faz a triagem dos plásticos e metais, ou seja, o correspondente ao ecoponto amarelo. Isto resulta do descarregamento dos ecopontos e já se sente um cheiro ligeiramente desagradável.
Os metais são compactados em pilhas com estas dimensões e seguem para unidades de reciclagem.
O procedimento é igual para os plásticos. Começam por ser separados (manualmente) por categorias e depois são compactados. Tal como acontece com os metais e ao contrário do que eu pensava, a Valorlis não procede à sua reciclagem ou valorização, apenas à sua triagem e encaminhamento.
NOTA: Não devemos lavar quaisquer embalagens de plástico ou de metal (leite, iogurtes, latas, etc.) porque não é necessário. Estes processos já estão incluídos na triagem e são realizados pelos funcionários. Fazendo-o, estamos a repetir o processo e a desperdiçar um recurso finito, a água potável. Além disso, antigamente não se aproveitavam alguns plásticos, com gorduras por exemplo, e hoje já podemos reciclar todos os plásticos e metais que produzimos em casa. Papel/cartão com gorduras continua a não se poder reciclar.
Isto é um aterro já encerrado, o segundo penso eu. Por baixo desta paisagem discreta encontram-se toneladas mas poucos anos de lixo doméstico. Veem-se uns pneus com um tubo que constituem um sistema de aproveitamento de biogás (um gás produzido pela atividade das bactérias que decompõem a matéria orgânica) utilizado para produção de energia elétrica. À medida que esta matéria vai sendo degradada, o volume do monte vai diminuindo.
As instalações da Valorlis atualmente contam com 4 aterros, sendo este o quarto e o último a ser construído.
Nesta zona veem-se talvez milhares de gaivotas que vêm das praias alimentar-se aqui.
O terceiro aterro está numa fase de encerramento e o quarto (na foto) já começou a ser utilizado. Na ocupação do espaço vão-se formando "andares" que posteriormente são cobertos por terra por questões de higiene e de saúde pública. O cheiro aqui, e apesar de nos encontrarmos ao ar livre, é nauseabundo e intolerável (atenção que ninguém contacta diretamente com este lixo).
Nas imagens saltam-nos à vista milhares de plásticos. A verdade é que é dentro deles que colocamos o nosso verdadeiro lixo, mas quantos não estarão lá indevidamente?
Qualquer pessoa pode marcar uma visita e constatar o horrível e mal-cheiroso cenário que é um aterro. Apesar disso, aconselho seriamente que o façam e passem a palavra para uma melhor racionalização dos nossos hábitos e uma maior preocupação com o planeta a que erradamente chamamos "nosso". Se vos passei uma má imagem não era de todo a minha intenção, mas de facto não há como fugir dela. Lembremo-nos que somos todos nós os responsáveis, por isso, use e abuse da política dos 3R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar!
05 janeiro 2012
Visitar Paris
Paris, a cidade mais visitada da Europa, considerada a cidade da Luz, tem inúmeras atracções. Aqui, dar-vos-ei a conhecer as principais e algumas dicas que permitem poupar imenso tempo, sobretudo se viajarem na época alta =)
Paris, the most visited city in Europe, known as the city of light, has many attractions. Here, I'll let you know the major ones and some hints that can save a lot of time, especially if travelling in high season =)
Hoje o maior símbolo de Paris, foi construída em 1889 por Gustave Eiffel para a Exposição Universal. Com 320 m de altura e 2,5 milhões de rebites, a torre nunca oscila mais de 7 cm com ventos fortes e pode expandir até 15 cm em dias quentes. Observar a torre do Trocadéro proporciona uma vista monumental.
#2 Musée du Louvre
É o maior museu do mundo num edifício que já foi o maior palácio real da França. Com mais de 350 000 peças, entre elas um dos quadros mais famosos do mundo, Mona Lisa ou La Gioconda de Leonardo da Vinci, foi Napoleão que fez do Louvre um museu. Fechado às terças-feiras e feriados. Evite filas entrando pelo centro comercial do Carrousel du Louvre, onde também pode comprar bilhetes, ou compre online.
Outrora uma estação de comboios , é hoje uma das mais importantes galerias de arte do mundo. Aqui encontrará os magníficos trabalhos de Manet (Le Déjeuner sur l'Herbe 1863), Monet (Nenúfares Azuis 1919), Van Gogh (Quarto em Arles 1889), Paul Gauguin (La Belle Angèle 1889), entre muitos outros. Evite filas e compre os bilhetes online.
#4 Notre-Dame
Catedral gótica com o maior órgão do país, representa o coração geográfico e espiritual da França. Na torre Sul fica o sino Emmanuel de 13 toneladas. Observe a catedral da Place Jean XXIII. Entrada livre.
#5 Sacré-Coeur
#6 Arco do Triunfo
#7 Centre Georges Pompidou
Hoje uma das peças mais famosas do mundo da arquitetura moderna, apresenta-se como um edifício virado "do avesso", com tubos de cores vivas na fachada (verde para a água, amarelo para a eletricidade e azul para o ar condicionado). O café do Centro tem acesso WiFi gratuito. O pátio exterior é um popular ponto de encontro. Desfrute da Praça Igor Stravinsky com a sua colorida fonte. O Centro pode ser tão confuso por dentro quanto o parece por fora. Em alturas de movimento, são criadas filas separadas para diferentes atrações, por isso assegure-se de que está na fila certa. Evite filas e compre os bilhetes pela Internet.
#8 Panthéon
Apesar de erguido como igreja para comemorar a recuperação de Luís XV de um ataque de gota em 1744, é atualmente um edifício digno de receber os restos mortais das maiores personalidades da cidade. Pretendia assemelhar-se ao panteão de Roma, mas aproxima-se mais da Catedral de São Paulo, em Londres. A cúpula tem uma abertura estreita que deixa entrar muito pouca luz para manter o ambiente de sombra no edifício. A descoberta da rotação da Terra foi feita aqui: em 1851 o físico Jean Foucault (1819-68) construiu um pêndulo na cúpula e verificou que o peso oscilava e a sua posição mudava em relação ao solo. A venda de bilhetes termina 45 minutos antes do fecho.Quinze janelas de vitrais com 15m de altura até ao teto abobadado coberto de estrelas fazem dela a mais bonita igreja de Paris. Com uma acústica excelente, realizam-se aqui concertos noturnos de música clássica entre Março e Novembro. A venda de bilhetes termina 30 minutos antes do fecho.
#10 Hôtel des Invalides
Este imponente hotel foi construído para os soldados feridos do final do séc. XVII, chamados "invalides". Atualmente há apenas uma dúzia de antigos soldados alojados aqui, comparados com os primeiros 6000 que para aqui vieram viver. Também aqui se encontram os restos mortais do maior soldado de sempre, Napoleão Bonaparte. Noutros edifícios ficam escritórios militares, o Museu do Exército e pequenos museus militares. A cúpula foi mandada dourar por Luís XIV em 1715. Um único bilhete dá acesso a todas as atrações, 8€ adulto.
#11 Palácio des Versailles
Luís XIV transformou o velho pavilhão de caça do seu pai no
maior palácio da Europa e mudou-se para aqui com a sua corte em 1678. Reserve
um dia para visitar Versailles e deixe-se impressionar pela sua dimensão e
opulência.
04 janeiro 2012
A Walk Through Serra De Aire E Candeeiros Natural Park
Já vos mostrei algumas fotos da natureza do Parque Natural da Serra de
Aire e Candeeiros. Desta vez, decidi
mostrar-vos algumas casas. Casas que encontrei enquanto passava pela serra e que acho super simpáticas e onde dá vontade de viver. Integradas na natureza, conservam traços rústicos e características de outrora, sendo contaminadas pela simplicidade, calma e
conforto. Deliciosas...
I've shown you some pictures of the nature of Serra de Aire e Candeeiros Natural Park. This time, I decided to show you some houses. Houses that I found while going through the mountains and think that are super nice and make us feel like our home. Integrated into the nature, they keep rustic traces and old features, being contaminated by the simplicity, quiet and comfort. Delicious ...
I've shown you some pictures of the nature of Serra de Aire e Candeeiros Natural Park. This time, I decided to show you some houses. Houses that I found while going through the mountains and think that are super nice and make us feel like our home. Integrated into the nature, they keep rustic traces and old features, being contaminated by the simplicity, quiet and comfort. Delicious ...
#1
#2
#3
Um Pequeno Mimo
Um objeto tem o sentimento e a consideração que nós lhe
dermos e um presente feito por nós tem sempre mais valor. Aqui mostro-vos uma letra
que fiz para a minha querida amiga Helena. Uma prenda muito simples mas
carregada de afeto. Beijinhos!!!
Any object has the feeling and consideration that we gave to him and a gift made by us is always more valuable. Here I show you a letter that I did for my dear friend Helena. A very simple gift but full of fondness. Kisses!!!
Simple Craft & Custom Tags
Bem-vindos ao primeiro post de 2012! Os afazeres e a correria do Natal e da Passagem de Ano fizeram com que ficasse com posts atrasados, por isso vou começar com uma remessa deles para desenferrujar =)
Neste vou-vos mostrar simples etiquetas, artesanais e personalizadas, que podem ser usadas para identificação de presentes ou para deixar mensagens. A inspiração veio do delicioso blogue Our Vintage Home Love e pode ser consultada em http://ourvintagehomelove.blogspot.com/2011/11/diy-christmas-gift-tags.html ou aqui. Podem também consultar o tutorial no site http://www.flamingotoes.com/2011/11/anthro-penmanship-gift-tags/ ou aqui.
Welcome to the first post of 2012! The tasks and rush of Christmas and New Year's meant to stay behind with posts, so I'll start with a shipment of them =)
Here I'm going to show you simple tags, craft and custom, which can be used to identify gifts or to leave messages. The inspiration came from the delicious blog Our Vintage Home and Love and can be found at http://ourvintagehomelove.blogspot.com/2011/11/diy-christmas-gift-tags.html or here. You can also check the tutorial on the site http://www.flamingotoes.com/2011/11/anthro-penmanship-gift-tags/ or here.
Neste vou-vos mostrar simples etiquetas, artesanais e personalizadas, que podem ser usadas para identificação de presentes ou para deixar mensagens. A inspiração veio do delicioso blogue Our Vintage Home Love e pode ser consultada em http://ourvintagehomelove.blogspot.com/2011/11/diy-christmas-gift-tags.html ou aqui. Podem também consultar o tutorial no site http://www.flamingotoes.com/2011/11/anthro-penmanship-gift-tags/ ou aqui.
Welcome to the first post of 2012! The tasks and rush of Christmas and New Year's meant to stay behind with posts, so I'll start with a shipment of them =)
Here I'm going to show you simple tags, craft and custom, which can be used to identify gifts or to leave messages. The inspiration came from the delicious blog Our Vintage Home and Love and can be found at http://ourvintagehomelove.blogspot.com/2011/11/diy-christmas-gift-tags.html or here. You can also check the tutorial on the site http://www.flamingotoes.com/2011/11/anthro-penmanship-gift-tags/ or here.
Subscrever:
Mensagens (Atom)